RASALBA CIARLINI PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE MENTORES DO PROERD


Por Assecom-RN

A governadora Rosalba Ciarlini participou, na tarde desta terça-feira (5), da solenidade de encerramento do Curso de Formação de Mentores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que formou 60 policiais para capacitar militares de todo o País para serem instrutores do programa. A cerimônia foi realizada no auditório da Governadoria e também contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Canindé de Araújo, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Lisboa Dantas e da coordenadora do programa RNVida, Sonali Rosado.

Para a governadora, a formatura de novos profissionais é uma prova da expansão do Proerd, o que demonstra a qualidade do trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado. "Nós estamos dando todo o incentivo possível para que possamos avançar ainda mais. Conseguimos alcançar o interior do Estado e hoje já atendemos a 42 municípios, mas a intenção é que este número aumente. Temos atualmente 230 policiais que levam para os nossos jovens a orientação de como dizer sim à vida e não às drogas", afirma Rosalba Ciarlini.

De acordo com a coordenadora estadual da iniciativa, Tenente Coronel Margarida Brandão, no ano passado, o Rio Grande do Norte se tornou Centro de Formação de profissionais do Proerd para atender aos estados do Norte e Nordeste do país. "O nosso Estado agora é um centro de capacitação nacional e responde por todos os estados da região Norte e Nordeste. Por isso, esses policiais que se formam hoje irão capacitar policiais em todo o Brasil. Isso é um avanço para o Nordeste e mostra a competência da educação desses profissionais que começaram com tão pouco e hoje já conta com um efetivo de mais de 200 homens no Estado", informa Tenente Coronel Margarida Brandão.


Policial há 11 anos, dos quais três integrando o Proerd, o soldado Bernardo Peixoto, conta que decidiu entrar para o programa para "fazer algo mais pela sociedade". "Quando me dei conta da quantidade de jovens que estavam se perdendo na rua por conta das drogas, resolvi participar de perto para fazer o bonito papel da prevenção", pontua o formando, que também é aluno do curso de Pedagogia.

NÚMEROS
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi implantado no Brasil há 20 anos, mas no Rio Grande do Norte foi efetivado no ano de 2002. No início, a primeira turma contou com apenas cinco policiais e atendeu 100 crianças e jovens. Atualmente, o programa conta com mais de 210 homens e atende, anualmente, 50 mil jovens. Ao todo, o Proerd já ultrapassa a faixa de 350 mil jovens atendidos, dos quais 85 mil nos últimos dois anos. O primeiro veículo específico para o programa foi adquirido em 2003, mas desde o início da atual gestão, o programa já recebeu cerca de 25 veículos e 15 motos, que atuam em conjunto com o programa Ronda Escolar.
RASALBA CIARLINI PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE MENTORES DO PROERD RASALBA CIARLINI PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE MENTORES DO PROERD Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, fevereiro 05, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...